AmbientalOffice - Blog - After Effects – seus vídeos com formato profissional
AmbientalOffice - Blog - After Effects – seus vídeos com formato profissional

After Effects – seus vídeos com formato profissional

Quer aprender a deixar seus vídeos profissionais?

Um panorama do mercado

Que o vídeo digital faz parte hoje de qualquer campanha de marketing, já é uma realidade. Mais de cem horas de vídeo são postados por minuto apenas no Youtube, isso sem contar vídeos em outros serviços como, por exemplo, o Vimeo, ou diretamente em redes sociais, websites, etc., ou seja, investir em conhecimento sobre o vídeo digital passou a ser um item essencial para quem trabalha com comunicação, marketing e design.

A força de aceitação que o vídeo tem alcançado é algo surpreendente, o vídeo marketing, por exemplo, tem mostrado o seu valor e a aceitação deles na internet tem aumentado a cada dia.

De acordo com a Abradi, o tráfego de vídeos online deve chegar a 92%. Isso significa que as pessoas estão passando o tempo todo assistindo vídeos, seja no Youtube, no Facebook, no Snapchat, na Netflix, e em outras mídias e plataformas virtuais. E isso é só o começo, afinal, a qualidade de produção desses vídeos é cada vez melhor. E os vídeos virais, quem nunca assistiu a um?

Os vídeos de depoimento de clientes aumentam as vendas em até 600%. E 53% maior é a chance de uma página com vídeo aparecer na primeira página do Google. Reforça-se ainda que o vídeo digital é multiplataforma, não importa se o seu público-alvo só usa Iphone ou qualquer outro tipo de smartphone, tablet, PC ou notebook.

Como a Adobe enxerga esse mercado

Com isso as empresas produtoras de softwares para vídeo começaram a enxergar a evolução do mercado de vídeo e  aprimoraram e reduziram o custo de aquisição dos mesmos para que uma parcela maior de profissionais pudesse ter acesso a eles. Uma das empresas que mais tem se esforçado é a Adobe, inclusive com grande presença no presença no último Festival de Sundance, em que foi patrocinadora, a empresa coloca os próprios diretores para explicarem suas experiências durante a pós-produção.

O Premiere e o After Effects, por exemplo, já foram utilizados em inúmeros grandes filmes recentes. Usos começaram apenas para organização de diárias e edição básica, como no caso de “Avatar” de James Cameron, ou apenas para efeitos, como foi em “Hugo” do Scorsese, chegando ao fluxo criativo completo, como em “Garota Exemplar” de David Fincher, e o último dos Irmãos Coen, “Hail, Caesar!”.

Os usos das ferramentas de edição da Adobe aumentaram 143% desde a edição 2015, conforme dados do festival Sundance. As ferramentas da Adobe Creative Cloud foram usadas em um total de 175 filmes. Desde filmes competindo à premiação, como Christine, Gleason e Swiss Army Man, até mesmo curtas-metragens e documentários como Richard Linklater – dream is destiny

O mais recente trabalho no cinema onde a dupla After effects e Premiere marcaram presença, foi no filme DeadPool,onde por influência de David Fincher o diretor de DeadPool Tim Miller optou pela dupla da Adobe para a produção. O relato pode ser conferido no vídeo abaixo:

 

After Effects: no cinema, na novela e no vídeo da sua empresa

O After effects também marca presença em produções para TV, como na novela “Em Família”, em que foi usado um template do programa para a abertura da mesma, tem forte presença em mídias OOH (Out Of Home), segmento que tem crescido em locais com espera forçada, como elevadores, bancos, etc., além é da publicidade tradicional de TV e puramente digital.

Aqui o template utilizado:

E aqui a abertura final:

E porque o After Effects? O software é um dos aplicativos integrantes da suíte Adobe e oferece recursos interessantes para pós-produção de vídeos. O aplicativo conta com uma grande quantidade de ferramentas que permitem ao usuário criar animações, realizar intervenções em vídeos adicionando ou retirando elementos de cena para a criação de efeitos visuais e especiais artificiais. Bastante reconhecido, o After Effects está entre as principais ferramentas da indústria do audiovisual para a criação de efeitos e para ações de pós-produção.

Com o After Effects você pode editar e compor seus vídeos seja para grandes produções, como cinema e TV, criar propagandas ou vídeos para o meio digital, aplicar efeitos de correção de cores, rotoscopia, criar máscaras e animar textos, trabalhar com partículas, ambientação 3D, croma key entre outros, tudo isso de forma profissional.

Tudo isso faz com que não seja possível se pensar em vídeo sem associar ao After Effects, por isso citei no início do artigo que saber como usar o software passou a ser essencial.

Quer você também aprender como usar o After Effects, então inscreva-se já no nosso workshop e aprenda os primeiros passos. Veja aqui algumas das técnicas que você vai aprender: